Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil, Shin Koike inaugura restaurante na Barra

Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil, Shin Koike inaugura restaurante na Barra

Há 23 anos no Brasil, Shin Koike trocou São Paulo pelo Rio no último ano - Analice Paron / Agência O Globo
Há 23 anos no Brasil, Shin Koike trocou São Paulo pelo Rio no último ano – Analice Paron / Agência O Globo

Para receber, no último ano, o título de Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa no Brasil, condecoração dada pelo governo japonês, o chef Shin Koike precisou continuar pondo em prática três passos que sempre o pautaram em sua carreira: a escolha das melhores matérias-primas, a utilização das técnicas tradicionais de seu país e a disseminação da rica culinária japonesa pelo mundo. Há 23 anos no Brasil, Koike, de 60, agora está à frente do restaurante que leva seu nome, aberto no fim do ano passado no Vogue Square.

Além do restaurante, o chef abriu no complexo gastronômico o Roman Izakaya, espécie de boteco japonês, que conta com menu e ambiente mais descolados. Ambos compartilham da mesma cozinha, que divide os dois estabelecimentos.

Natural de Tóquio, Koike interessou-se pela gastronomia jovem, observando o pai, um peixeiro, conseguir com muito suor montar seu próprio restaurante.

— De tanto acompanhá-lo, acabei aprendendo a reconhecer as qualidades de um peixe só de olhar — lembra.

Na década de 1990, Koike veio para o Brasil a convite de um amigo, que abrira um restaurante em São Paulo. Depois, o chef optou por uma empreitada solo e inaugurou lá o hoje consagrado Sakagura A1.

Para mostrar ao público que a culinária japonesa vai além de sushi e sashimi, surgiu a ideia de abrir outro restaurante próprio, desta vez no Rio.

— O Rio é muito rica em peixes brancos. Aproveito isso para incorporar diferentes tipos de peixes ao cardápio. Fora isso, o Rio me traz uma qualidade de vida muito melhor — elogia.